A UTILIZAÇÃO DE TERMOS COTIDIANOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Manuela de Sousa Oliveira
  • Brígida Lima Carvalho
  • Marcus Vinícius Monteiro de Oliveira
  • Sarah Girão Alves
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

INTRODUÇÃO: A memorização de estruturas anatômicas e a sua identificação nas peças do laboratório são os principais desafios encontrados pelos alunos da disciplina de Anatomia Humana da Universidade Federal do Ceará, fato que demanda estratégias eficazes de ensino e de aprendizado. OBJETIVO: Relatar a experiência do uso de termos cotidianos e analogias como facilitadores na consolidação do conhecimento durante as aulas práticas ministradas pelos monitores da universidade. METODOLOGIA: A aplicação da metodologia ocorreu durante todo o período de atividades da monitoria de Anatomia Humana para os cursos de Biologia, Psicologia, Enfermagem, Odontologia e Medicina. A principal estratégia de ensino utilizada nas aulas práticas foi a utilização de termos cotidianos a fim de tornar mais palpáveis as nomenclaturas das estruturas anatômicas. Desse modo, foi possível: fazer trocadilhos e analogias, construir frases e relacionar as estruturas com situações ou imagens comuns do dia-a-dia dos alunos. RESULTADOS: O estudo da Anatomia Humana tem como objetivos principais conhecer o corpo humano e a sua estrutura organizacional. Assim, trazendo a teoria anatômica para mais perto do aluno, de modo a fazê-lo compreender o assunto de forma mais palpável, é possível tornar o estudo mais eficaz, interessante e fácil. Tal questão foi evidenciada pelos alunos no decorrer das aulas de monitoria, pois eles conseguiram memorizar as estruturas com mais rapidez, tiveram menos dificuldades para acompanhar as monitorias e relataram para os monitores sobre a eficácia da metodologia utilizada e o quanto ela facilitava a assimilação do conteúdo e a fluidez das aulas. CONCLUSÃO: Portanto, o uso de palavras e imagens do cotidiano foram de extrema importância não só para a execução da monitoria, mas também para o aprendizado dos alunos, tornando a disciplina mais compreensível e objetiva, contribuindo para outros estudos e práticas dos futuros profissionais de saúde.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência