A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP NO ENSINO HÍBRIDO: COMPARAÇÃO ENTRE TURMAS DE 2019.1 E 2019.2

Autores

  • Assiria Vasconcelos Leitao
  • Antonia Lis de Maria Martins Torres
  • Herminio Borges Neto

Resumo

O WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros, segundo estudo realizado pelo Grupo Croma em 2019. Nesse contexto chega a ser difícil desvencilhar a educação, mais especificamente, não ceder a criação de um grupo de WhatsApp em uma disciplina híbrida ofertada para alunos de graduação na universidade federal do Ceará (UFC), em uma turma majoritariamente jovem. Este trabalho se trata de uma pesquisa experimental inicial que objetiva observar as experiências das turmas de Informática Educativa nos dois semestres de 2019 quanto ao uso do WhatsApp na disciplina, indicar as diferenças observadas entre os semestres e ao final caracterizar como positiva ou não a experiência de incluir este aplicativo como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Após análise das turmas e levando em consideração se houve a utilização dos demais ambientes virtuais para além do WhatsApp, comparando número de alunos matriculados e desistentes, notas finais, participação e pontualidade na entrega das atividades percebemos que a turma de 2019.1 se saiu melhor nesses aspectos. No que diz respeito ao uso dos outros ambientes a turma de 2019.1 utilizava o WhatsApp para informes rápidos, respeitando os horários de atendimento e concentrando mensagens mais complexas no Moodle, conforme acordo didático estabelecido, totalmente o oposto da turma de 2019.2. No segundo semestre os alunos não conseguiram fazer a separação do formal e informal. Concluímos que as duas experiências foram bem distintas, a turma do primeiro semestre conseguiu criar e manter a cultura do ambiente virtual enquanto que a outra turma não, o que prejudicou alguns dos demais elementos observados. O terceiro objetivo traçado neste trabalho não pode ser respondido completamente visto que precisaríamos de mais tempo para criar categorias capazes de perceber os aspectos que diferenciaram as experiências nas duas turmas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência