A UTILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE ANATOMIA HUMANA DURANTE O CICLO CLÍNICO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Francisco Charles Barbosa Filho
  • Gabriela Mie Ejma Basso
  • Gabriel Arthur Teixeira Rodrigues
  • Ana Lívia do Nascimento Ferreira
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

Introdução: ​A Semiologia Médica tem como objetivo estabelecer o raciocínio clínico em vista dos sinais e sintomas do paciente por meio da anamnese e do exame físico. O conhecimento prévio em anatomia humana auxilia na fundamentação desse raciocínio, pois corrobora para o melhor entendimento da correlação entre as queixas do paciente e a anatomofisiopatologia associada. ​Objetivos: ​Elucidar a importância da anatomia para a prática médica e estabelecer uma relação entre o que se é ministrado na disciplina de anatomia e o que se é necessário durante o ciclo clínico. ​Metodologia: ​Todos os estudantes entre o quinto e oitavo semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará foram convidados a participar do estudo. Foi aplicado um questionário com oito perguntas que abordaram a utilização da anatomia no ciclo clínico e o grau de satisfação quanto ao ensino dessa disciplina. Resultados: Foram obtidas 59 respostas ao questionário, sendo 62,6% do quinto semestre, 18,7% do sexto, 15,3% do sétimo e 3,4% do oitavo. 88,1% dos alunos disseram que o estudo da anatomia no ciclo básico é relevante. Já 54,2% afirmou ser insuficiente. Foi permitida a realização de comentários pelos alunos, dentre os quais 29 explicaram o porquê da insuficiência. 48,27% afirmou ser por falta de correlações clínicas, 24,13% aponta que a distância entre o período que o conteúdo é dado e a aplicação dele no ciclo clínico favorece o esquecimento deste. Conclusão: A maioria dos alunos considera o estudo da anatomia importante, porém insuficiente devido falta de correlações clínicas e por esquecerem dos aspectos relevantes. Para preencher essa lacuna, a apresentação de casos clínicos durante as aulas de anatomia, por exemplo, mostraria aos alunos a utilização daquele conteúdo na prática médica e sua relevância. Além de aulas no ciclo clínico que trouxessem à lembrança dos alunos os aspectos anatômicos importantes para o desenvolvimento médico que foram abordados no ciclo básico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência