A VISÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA ACERCA DA METODOLOGIA DAS GINCANAS AVALIATIVAS E DE SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO.

Autores

  • Iandra Freire de Oliveira
  • Joice de Oliveira Amorim
  • Letícia Gomes de Alcântara
  • Matheus Zaian Rodrigues de Fonseca Lira
  • Renan Soares
  • Ana Beatriz Graca Duarte

Resumo

Introdução: A utilização de gincanas como método avaliativo das disciplinas de Histologia e Embriologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) permite um melhor aprendizado prático. Entretanto, a tensão da avaliação aliada a questões extensas pode prejudicar o desempenho acadêmico, surgindo assim, a necessidade de avaliar, na visão dos alunos, a metodologia empregada. Objetivos: Verificar a opinião do estudante sobre o método de avaliação prática e reconhecer formas de melhorá-lo. Metodologia: Foram realizadas gincanas para os discentes do 1° e do 2° semestre do curso de Medicina da UFC no período de 2019.1. A metodologia foi executada de modo a comparar dinâmicas de tempo, de questões e suas relações com estresse e desempenho, critérios abordados em questionário de 7 questões que foi aplicado aos alunos. Resultados: Foram analisadas 52 respostas, sendo 34 do 1° semestre e 18 do 2° semestre. A maioria (96,2%) dos estudantes considera a dificuldade das gincanas satisfatória, não havendo opiniões negativas que indiquem prejuízo ao desempenho. Sobre as questões, a aprovação das objetivas (78,8%) foi maior do que a das subjetivas (73%), as quais também tiveram maior índice de reprovação (17,3%). Sobre a presença de integração nas questões, 80,7% foi favorável à multidisciplinaridade e 84,6% à abordagem clínica. Foi citado que perguntas maiores geram queda no desempenho, bem como que itens diretos são melhores entendidos. Avaliou-se a marcação do tempo, tendo 38,5% preferido aviso sonoro, 30,8% oral e 30,8% sendo indiferente. Considerou-se também o método como um fator de estresse, aspecto negado por 44 alunos (84,6%). Dos demais, apenas 25% notou prejuízo acadêmico. Por fim, 98,1% apontaram que a oferta de mais tempo quando necessário auxilia na prática. Conclusão: A maioria dos alunos não encara o método como prejudicial ao desempenho, estando satisfeitos com a dinâmica. Porém, os discentes possuem preferências que podem ser consideradas para melhores resultados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência