ABORDAGEM INTEGRATIVA DAS DISCIPLINAS DE HISTOLOGIA E FISIOLOGIA NA APRENDIZAGEM DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

Autores

  • Matheus Zaian Rodrigues de Fonseca Lira
  • Maria Suelly Nogueira Pinheiro
  • Sophia de Oliveira Martins
  • Júlia Míria dos Santos de Sousa
  • Iandra Freire de Oliveira
  • Ana Beatriz Graca Duarte

Resumo

INTRODUÇÃO: O ensino médico por vezes fragmenta conteúdos, distorcendo a formação da base teórica de um currículo que exige correlações clínicas e raciocínio integrado. A interdisciplinaridade é focal para a aprendizagem mais contextualizada, com maior integração e flexibilidade. Este trabalho ilustra um diálogo entre o saber em Histologia e Fisiologia, como um exemplo extensível a outras áreas. OBJETIVO: Avaliar o impacto da visão integrada no aprendizado e na revisão de tópicos do Sistema Cardiovascular, nas disciplinas de Histologia e Fisiologia. METODOLOGIA: Foi feita monitoria de 1h sobre Sistema Cardiovascular, via aula teórica, com 45 alunos do 2º semestre de Medicina, com monitores de Histologia e Fisiologia, que alternaram suas falas, correlacionando os temas expostos. Aplicou-se um pré-teste e um pós-teste, com 5 questões de Histologia e 4 de Fisiologia, avaliando a evolução do conhecimento com a monitoria. Um feedback foi respondido por 37 alunos, questionando a importância da abordagem integrativa (com escores de 1 a 5, sendo 1 “nada importante” e 5 “muito importante”). Perguntou-se o sentimento de assimilação do conteúdo comparando monitorias isoladas e integradas – atribuindo-se um escore de 0 a 10 para cada um dos métodos, e sobre a continuidade do método para as próximas turmas. RESULTADOS: No pré-teste, houve 53,8% de acerto, e, no pós, 77,5%. A média das respostas para a importância da integração foi de 4,77 e 97,1% dos alunos consideraram que o método trouxe melhor aprendizado geral no módulo de Sistema Cardiorrespiratório. O nível de aprendizado foi 7,97 em média, com apenas monitorias isoladas, e em 8,91 acrescendo-se as monitorias integradas. 100% dos alunos concordam que o método deve ser usado nas turmas que ainda cursarão o módulo. CONCLUSÃO: A abordagem das disciplinas do ciclo básico por meio de monitorias interdisciplinares é uma maneira efetiva de consolidar o aprendizado, e é viável que haja continuidade para o método apresentado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência