ACESSIBILIDADE DE ALUNOS SURDOS–MUDOS NA CADEIRA DE TÉCNICAS DE PESQUISA EM CONTABILIDADE

Autores

  • Gabriel Andrade de Oliveira
  • José Alexandre de Freitas Cavalcante
  • Jose Alberto Soares

Resumo

A educação é o caminho de acesso ao conhecimento e experiências que transcendem a sala de aula. Sendo este, um ambiente que deve ser próprio para o crescimento e a formação humana, que deve contemplar todos os tipos de pessoas, sem diferença de cor, raça, gênero e classe social. A partir da compreensão dessa importância, se deve começar a avaliar efeitos que criam barreira para o acesso ao ensino, podendo-se citar: o ambiente familiar, a distância de deslocamento e a falta de acessibilidade. Esse último, é o assunto que constrói esse trabalho, baseado na experiência de alunos surdos-mudos na cadeira de técnicas de pesquisa em contabilidade. Tendo então por objetivo, demostrar uma visão de quem acompanhou esses discentes, elucidando maneiras já existente e propondo novas ideias, para facilitar a adaptação da metodologia de ensino da cadeira de técnicas, focando na acessibilidade. Através da utilização da metodologia de observação direta, que compreende o acompanhamento do desenvolvimento desses alunos no decorrer da disciplina, apontando pontos de maior dificuldade e dando coerências as ideais propostas. Espera-se que o resultado obtido com o desenvolvimento desse trabalho, seja criar um resumo de informações e complementos que venha a auxiliar discentes e docentes, sobre os meios que podem ser acessados para criar esse ambiente de acessibilidade, seja na tradução de uma prova através da linguagem de libras ou acompanhamento semanal, para maior entendimento do conteúdo dado em aula. Sendo algumas dessas soluções disponibilizadas pela própria universidade, no papel da secretária de acessibilidade. Concluindo que esse é um primeiro passo para tornar o ambiente educacional mais acessível a todos os alunos da Universidade Federal do Ceará, promovendo a conscientização que essa responsabilidade não é só da secretária, mas também dos alunos e mestres.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência