ACIDS AND BASES GAME: CRIANDO, JOGANDO E AVALIANDO UM JOGO DE TABULEIRO HÍBRIDO E DIVERTIDO PARA ENVOLVER OS ALUNOS NA REVISÃO DE CONCEITOS ORGÂNICOS DE ÁCIDOS E BASES.

Autores

  • Bruna Ribeiro Duque
  • Jose Nunes da Silva Junior

Resumo

Compreender os princípios do comportamento ácido-base é vital para o aprendizado da química orgânica. No entanto, conceitos errôneos sobre o assunto e a dificuldade de aprendizagem por meio de métodos tradicionais têm se tornado um cenário propício para desempenhos insatisfatórios e possível evasão de alunos graduandos. Para superar esses obstáculos, foi desenvolvido um jogo educativo, visando favorecer o aprendizado de ácidos e bases, sendo uma ferramenta didática alternativa às tradicionais aulas de resolução de exercícios. O jogo Acids and Bases Game é um tabuleiro híbrido projetado para que 2-6 jogadores joguem simultaneamente de forma dinâmica, no qual o conhecimento é mais importante que o componente da sorte. Os seguintes princípios relativos foram considerados no design do jogo: (I) deveria ser divertido, dinâmico e fácil de jogar; (II) Os estudantes não deveriam ser penalizados por respostas incorretas; e (III) o jogo deveria promover maior interação e colaboração entre os alunos do que uma aula tradicional de resolução de exercícios. Duas diretrizes fundamentais foram consideradas na determinação do conteúdo do jogo: (I) As perguntas deveriam abordar o conteúdo visto em sala de aula; e (II) o jogo deveria direcionar o aluno para os aspectos mais importantes. O jogo foi proposto para quarenta e oito estudantes de três cursos de graduação da UFC (Universidade Federal do Ceará), sob a supervisão de um professor que conduziu o jogo e esclareceu dúvidas, quando necessário. Posteriormente, avaliou-se o método lúdico através do preenchimento de um formulário impresso, em que se coletou respostas com um alto nível de concordância dos pesquisados. Por fim, os resultados se mostraram satisfatórios, visto que o jogo foi bem recebido nas avaliações de estudantes e instrutores, sendo uma ferramenta de aprendizado benéfica, revisando ácidos e bases de uma maneira divertida e cooperativa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência