ACOMPANHAMENTO EM PRÁTICAS PARA AULAS DE REDES DE COMPUTADORES

Autores

  • Romulo Ferreira Moura Maia
  • Atslands Rego da Rocha

Resumo

O estudo de Redes de Computadores é de extrema importância para o desenvolvimento profissional dos alunos dos cursos de engenharia. Visto que vivemos em um mundo cada vez mais conectado, o estudo mesmo que introdutório, torna os alunos capazes de lidar com diversas situações envolvendo redes de computadores. Incentivar os alunos no estudo de Redes de Computadores desde seu fundamento para que possam integrar esse conhecimento em projetos ao longo de sua vida acadêmica e profissional. A monitoria tem como objetivo ajudar os alunos a entenderem melhor os conceitos e conhecimento ministrado pelo professor em aulas teóricas. As monitorias são realizadas durante os horários de aula previamente estabelecidos. A metodologia aplicada é a adoção de aulas práticas realizadas em computadores do Laboratório de Ensino no Departamento de Teleinformática, utilizando softwares gratuitos e específico para cada disciplina abordada durante o curso de Redes de Computadores. As atividades práticas são realizadas logo após aulas teóricas com a finalidade de reforçar de maneira simulada o conhecimento e desafios acumulados ao longo do semestre. Durante as atividades, o monitor fica à disposição dos alunos para tirar dúvidas, ao fim da prática a resolução é enviada por meio eletrônico para que seja corrigida e avaliada. Ao longo das aulas pode-se observar que os alunos retêm melhor o conhecimento adquirido em sala de aula com as práticas. O apoio do monitor para a realização das aulas também é perceptível visto que turmas grandes necessitam de uma atenção individual que apenas o professor não consegue satisfazer. Tendo em vista os objetivos e resultados coletados ao longo do ano é possível aprontar que o projeto de monitoria em Rede de Computadores é efetivo e de suma importância para que o curso seja aplicado de maneira eficiente, tornando os alunos hábeis nas ferramentas e conhecimentos teóricos difundidos em aulas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência