ADESÃO A UM REVIEW PARA ESTUDO DA TEMÁTICA DE CHOQUE CIRCULATÓRIO NA DISCIPLINA DE ANATOMOFISIOPATOLOGIA

Autores

  • Caio Braga de Sousa
  • Paulo Roberto Carvalho de Almeida
  • Conceicao Aparecida Dornelas

Resumo

A medicina é uma ciência em rápida expansão do conhecimento. Nesse contexto, a educação médica é submetida ao desafio de uma atualização ininterrupta que as vezes não é acompanhada pelos livros-texto. A literatura médica tenta superar essa dificuldade a partir de revisões de literatura (os reviews), que reúnem grandes quantidades de informações experimentais, epidemiológicas e clínicas sobre algum tema específico da medicina. Assim, destacam-se as iniciativas de algumas revistas médicas, como a New England Journal Medicine e a The Lancet, que publicam revisões para estudantes e profissionais. O presente trabalho pretendeu a elaboração de um review atualizado sobre a temática do choque circulatório para alunos da disciplina de Anatomofisiopatologia do Curso de Medicina da UFC e a avaliação da adesão e da utilização pelos alunos desse material de estudo quando comparado ao livro-texto padrão. O review foi redigido a partir de informações recentes sobre a fisiopatologia, achados morfológicos e as características clínicas do choque, que foram obtidas a partir de artigos. O conteúdo foi disponibilizado para os alunos no site da monitoria. Foram então avaliados então as estatísticas de acesso para analisar a adesão ao conteúdo. Adicionalmente um questionário online (em Google Forms) foi utilizado para avaliação por parte dos alunos quanto a adesão ao review quando comparado ao livro-texto. Mostraram uma adesão satisfatória por parte dos alunos, com taxa média de acesso de 15,3 acessos/dia. 59,3% dos alunos informaram que o review foi útil como principal material de estudo, enquanto que para 18,5% dos alunos o resumo serviu como material complementar ao livro-texto. 92,6% responderam que o review deve ser utilizado nas próximas turmas. Os resultados sugerem boa adesão dos alunos ao review quando comparado ao livro-texto e que este também serviu como um complemento no aprendizado da temática do choque.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência