ADESÃO E PERCEPÇÃO DOS DISCENTES COM O PROJETO DE MONITORIA DO MÓDULO DE CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM PATOLOGIAS REUMÁTICAS.
Resumo
Introdução: A monitoria é um programa que visa possibilitar aos alunos uma experiência de iniciação à docência, desenvolvendo algumas habilidades pertinentes a essa posição, como a comunicação, postura, além de buscar a facilitação do processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Avaliar adesão e percepção dos discentes quanto à monitoria desenvolvida no Módulo de Clínica Fisioterapêutica em Patologias Reumáticas. Metodologia: Estudo transversal, de abordagem quantitativa com aplicação de questionário eletrônico elaborado pelos próprios monitores utilizando a ferramenta Google Drive e disponibilizada via redes sociais, no período de 16/07/2019 à 09/08/2019 para 36 alunos que cursaram o módulo de Clínica Fisioterapêutica em Patologias Reumáticas. O questionário foi composto por 9 questões objetivas de caráter obrigatório. Foi avaliada adesão, contribuição da monitoria no aprendizado, modalidade e abordagem dos conteúdos das monitorias. Foi utilizada frequência absoluta e relativa para análise dos dados. Resultados: Dezenove questionários foram respondidos dos quais 52,6% alunos afirmaram adesão ruim às monitorias, sendo que 84,2% informaram ter outros compromissos no momento da monitoria. Em relação à contribuição da monitoria para o aprendizado 47,4% relataram nível moderado. Quanto a modalidade da monitoria, 84,2% afirmaram presencial e EAD e como melhor forma de abordar o conteúdo, 47,4% afirmaram que seria através de Gincana. Conclusão: Dessa forma a baixa adesão a monitoria pode ser atribuída ao pouco tempo livre que os alunos possuem pelo curso ser integral, justificando também a preferência da maioria pela alternância entre monitoria presencial e EAD. Além disso, a percepção dos alunos é que a monitoria auxilia moderadamente no aprendizado, sugerindo uma abordagem maior dos conteúdos através de gincanas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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