ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO HEMOGRAMA DE NEONATOS NA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA BÁSICA

Autores

  • Nayara Silva Lima
  • Romélia Pinheiro Gonçalves
  • João Victor de Melo Cândido
  • Suzzy Maria Carvalho Dantas
  • Antonio Eduardo de Castro Barros
  • Alcinia Braga de Lima Arruda

Resumo

A disciplina de Hematologia Básica é uma disciplina obrigatória do 4º semestre do curso de Farmácia, na qual estuda-se desde a hematopoese até a realização correta e completa do hemograma. A disciplina proporciona o primeiro contato com as Análises Clínicas que é uma modalidade competente ao farmacêutico, e nesta, os alunos realizam exames, como as contagens de hemácias, leucócitos e plaquetas, e outros testes hematológicos. Anteriormente, o conteúdo referente a hematopoese e hemograma do recém-nascido era pouco explorado com os alunos, sendo implantado no ano atual metodologias que abordassem o tema para maior compreensão e aprendizado dos discentes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a importância da aplicação de metodologias ativas entre os alunos da disciplina de Hematologia Básica do curso de Farmácia. Foram aplicadas atividades envolvendo participação ativa dos alunos na construção do próprio conhecimento, através de métodos como a utilização de jogo de cartas em equipe, caça-palavras, palavras cruzadas e resolução de casos clínicos. Todos os conteúdos abordados nas atividades foram obrigatoriamente vistos pelos discentes durante a realização da disciplina. Após o desenvolvimento destas metodologias, aplicou-se um questionário online para avaliação dos alunos acerca da relevância destas para a consolidação do aprendizado. Os resultados obtidos mostraram que 86,8% dos alunos concordaram sobre a coerência das atividades com os conteúdos abordados na disciplina; 65,8% achou que as atividades foram relevantes no processo ensino-aprendizagem; e 89,5% dos alunos observaram que é necessária a permanência de metodologias ativas nos próximos semestres desta disciplina. Conclui-se que as metodologias ativas desenvolvidas apresentaram relevância na compreensão e no processo ensino-aprendizagem da disciplina, capacitando estes futuros profissionais, aprimorando conhecimentos por meios alternativos de abordagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência