ALEITAMENTO MATERNO SOBRE VISÃO DE ALUNOS DO CURSO DA FARMÁCIA
Resumo
As disciplinas do setor de estudos de Bromatologia são as únicas do curso de Farmácia da UFC que abordam de forma sistemática assuntos relacionados à alimentação e nutrição e promovem importantes discussões destes temas com foco nas ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde. Os temas relativos à alimentação e nutrição guardam ainda muitos mitos e desinformação e muitas vezes estes são reforçados pela mídia e indústria de alimentos visando interesses próprios. Durante o processo de formação do estudante de graduação, é importante dar ênfase ao desenvolvimento de competências e habilidades que contribuam fortemente para uma atuação de excelência do profissional farmacêutico junto a comunidade. A prática educacional tradicional não prioriza ou explora a contento o potencial criativo dos alunos. Com o objetivo de estimular a aplicação do conhecimento adquirido em um dos temas da disciplina de Bromatologia II, foi proposto aos alunos o desenvolvimento de material educativo sobre aleitamento materno. Este tipo de atividade estimula a criatividade dos estudantes e dos monitores na elaboração de materiais didáticos voltados para a educação em saúde do paciente. Os alunos tiveram a liberdade de escolher o tipo de material educativo a ser desenvolvido dentro do tema, como cartazes, folhetos, cartões, faixas. Entre o material elaborado, houve predominância do formato folheto. Os alunos abordaram em seus trabalhos temas como cuidados com seios durante o período de amamentação, mitos e verdades sobre o aleitamento materno, bem como orientações diversas sobre o tema e executaram este trabalho com criatividade, conhecimento e capacidade de síntese. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos têm o potencial de serem utilizados como material educativo para as gestantes e lactantes que são atendidas no Banco de Leite da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC).Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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