ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UMA PRÁTICA ALFABETIZADORA

Autores

  • Danilsa Ferreira da Silva
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

Alfabetização e letramento: sequência didática para uma pratica alfabetizadora O presente trabalho visa socializar e refletir ações pedagógicas voltadas ao letramento e alfabetização de crianças. A alfabetização de dá desde a educação infantil e se consolida nos anos iniciais do Ensino Fundamental e é uma etapa compreendida como alicerce, pois é nessa fase que ocorre o processo de aquisição da leitura e da escrita e habilidades essenciais para o desenvolvimento de toda a aprendizagem escolar futura. Portanto, este trabalho tem por objetivo apresentar vivências de práticas pedagógicas que propôs uma aprendizagem significativa, possibilitando a criança construir seu próprio conhecimento através das interações com o meio e propiciando uma compreensão crescente do mundo que a cerce. As atividades foram desenvolvidas na turma do 1° ano do Ensino Fundamental I, da rede pública de ensino, a proposta metodológica baseou-se nos pressupostos teóricos do construtivismo na qual quanto mais experiencia a criança estiver com atividade de leitura e de escrita maior possibilidades esta terá de apropriação do sistema escrita alfabética. As atividades foram realizadas através de jogos pedagógicos com foco na reflexão grafo fônica das palavras e também com contação de historias de forma diferenciada, suscitando o imaginário e a percepção da sequência logica de uma narrativa. Implementadas em co-construção com as professoras regentes, possibilitando assim a construção de uma formação docente por meio de um trabalho reflexivo sobre as práticas e não simplesmente por acúmulo de informações. Portanto, concluímos que a prática pedagógica não depende unicamente da apropriação de conhecimento teórico, pois a sua ação revela dimensões ainda mais amplas como as culturais e relacionais, se consolidando como um verdadeiro letramento. Palavras- chaves: alfabetização, letramento e sequência didática

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência