ALUNO PROTAGONISTA - EFL SOB A FILOSOFIA DE FREIRE COM OS JOGOS TEATRAIS DE BOAL

Autores

  • Eurico Mayer Vaz
  • Lidia Amelia de Barros Cardoso

Resumo

A presente pesquisa se refere ao uso de jogos de teatro em um curso de 48 horas focado na produção oral em inglês como parte das atividades do programa Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal do Ceará durante o primeiro semestre de 2019. Usando a filosofia de Paulo Freire como um complemento à Abordagem Comunicativa, este estudo utiliza a metodologia teatral de Augusto Boal para colocar o aprendiz no centro de seu processo de aquisição de linguagem, com o objetivo de imbuir esse aprendiz de confiança e habilidades através da interpretação de papéis em situações o mais autênticas possível, permitindo que eles experimentem e reflitam sobre o uso do idioma. Os alunos ativam seus conhecimentos e experiências de vida prévios, bem como praticam e experimentam o que é discutido como suas necessidades em relação ao processo de aprendizagem. Consequentemente, a presente pesquisa pretende proporcionar a esses alunos, por meio dessa abordagem, a confiança e as habilidades necessárias para realizar e refletir sobre aspectos como vocabulário, entonação, linguagem corporal, polidez e questões interculturais. Como parte da metodologia, os alunos produzem um diário registrando suas impressões, que devem ser usadas quando o curso terminar, para, juntamente com a análise da observação dos exercícios presente em um diário de bordo, avaliar criticamente não só o planejamento e o desenvolvimento das atividades, mas também os resultados finais de toda a experiência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência