ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM POR PARES NA DISCIPLINA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Davi Cezar Chaves da Costa
  • Mariana Campos Castro e Silva
  • Gabriel de Sousa Correia
  • Lucas Feitosa de Albuquerque Lima Badadopulos

Resumo

O método de ensino no ambiente universitário tem sido tema de discussões no meio pedagógico. Evolui-se de um estágio de reprodução de técnicas de ensino utilizadas através das gerações de professores, a outro onde cada vez mais as metodologias ativas ganham importância. Essas metodologias são estratégias de ensino que colocam o estudante como o centro do processo de aprendizagem, tendendo a aumentar a qualidade do tempo em sala de aula e a participação dos alunos. Nesse artigo aborda-se a experiencia de aplicação de metodologias ativas na disciplina de materiais de construção civil I, no curso de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará. Busca-se comparar duas ferramentas auxiliares da aplicação de metodologias de aprendizagem por pares: Kahoot, e Peerwise. Na semana de antecedência da 1a avaliação progressiva (AP1) da disciplina, um jogo competitivo com formação de duplas entre os alunos foi realizado com auxílio da ferramenta Kahoot. Durante a semana seguinte à prova, foi explorada a ferramenta Peerwise, que auxilia a troca de informação de forma colaborativa entre alunos. Após isso, foi aplicado um questionário com participação de 25 dos 45 alunos da turma, avaliando-se suas percepções acerca de cada atividade. Concluiu-se que ambas trazem benefícios à condução da disciplina, mas com especificidades. Os alunos, em sua maioria, afirmaram maior diversão com o Kahoot, mas também acreditam terem aprendido mais durante atividade com o Peerwise, a qual forneceu ao professor informações mais profundas sobre o aprendizado dos alunos, enquanto o Kahoot estimulou maior dinamicidade, raciocínio rápido, cooperação e espírito competitivo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência