ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE VIDEOAULAS EXPOSITIVAS E AULAS TEÓRICAS PRESENCIAIS TRADICIONAIS

Autores

  • Rodrigo de Vasconcelos Holanda
  • Catarina Brasil D'alva Rocha
  • Jamille Gadelha de Freitas
  • Marco Aurélio Mariz Santos
  • Pedro Gustavo Barros Rodrigues
  • Manoel Ricardo Alves Martins

Resumo

INTRODUÇÃO: Durante a graduação na Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), os alunos têm contato com diversas formas de ensino teórico, com um predomínio de aulas teóricas presenciais tradicionais e presença minoritária de alguns métodos alternativos de ensino, como videoaulas expositivas. Enquanto alguns estudantes dão suporte e apoio a este modelo, outros sentem-se saturados com a forma tradicional e gostariam que as videoaulas fossem mais presentes na graduação. OBJETIVO: Fazer uma análise comparativa entre Videoaulas Expositivas e Aulas Teóricas Presenciais Tradicionais na Graduação. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa acerca de uma análise comparativa entre videoaulas e aulas teóricas entre discentes do curso de Medicina da UFC. Os dados foram levantados por meio de um questionário online no qual os alunos puderam destacar o principal motivo pelo qual preferem uma das metodologias apresentadas anteriormente. 92 alunos do 1º ao 5º ano responderam o questionário, que foi realizado no mês de Dezembro de 2019.RESULTADOS: 61 (66,3%) alunos acham mais proveitoso videoaulas, sendo “Assistir mais de uma vez, pausar e voltar” o principal motivo para 39 (63,7%), contra 31 (33,7%) que preferem aulas tradicionais, sendo “Tirar dúvidas e interagir com o professor” o principal motivo para 24 (72,7%), ou seja, praticamente 2/3 de uma amostra significativa da FAMED prefere videoaulas expositivas em comparação com aulas teóricas tradicionais, demonstrando que nosso currículo não condiz com o que os estudantes têm maior aproveitamento. CONCLUSÃO: Portanto, podemos sugerir aos professores que acrescentem videoaulas nos seus módulos como uma forma de adquirir conhecimento, seja substituindo as aulas teóricas tradicionais, seja como uma aula expositiva que preceda uma discussão de casos em sala de aula, entre outros.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência