ANÁLISE CONTINUADA DO PERFIL DO ALUNO NO CONTEXTO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO ALTERNATIVAS

Autores

  • Marcos Vinicius Aquino Lopes
  • Kaliana Sitonio Eca

Resumo

Identificar o perfil do alunado, ao início de um curso, é uma estratégia facilitadora e necessária para o docente na escolha de metodologias de ensino adequadas, tornando o processo de aprendizagem mais eficiente e prazeroso. Outro ponto importante tange as possibilidades de validar (métodos de avaliação) o desenvolvendo de habilidades fundamentais para a formação profissional (habilidades sociais e específicas). Assim, buscou-se analisar os efeitos da aplicação de metodologias alternativas de ensino e de avaliação no desenvolvimento de habilidades do alunado. Dois formulários online foram aplicados com os alunos da disciplina, com o objetivo de verificar os anseios dos mesmos quanto ao desenvolvimento de habilidades e questões relacionadas a eficiência de metodologias de ensino e avaliação. Foi verificado que aproximadamente 35% dos alunos desenvolveram habilidades como capacidade argumentativa e interpretação de gráficos e tabelas. Dentre as mais citadas, se destacam a habilidade de trabalhar em grupo (78%) e realização de operações matemáticas (72%). A resolução de exercícios em grupo na sala de aula foi citada como muito importante no processo de aprendizado, sendo esta fundamental para o desenvolvimento de relações pessoais. Quanto à satisfação, aproximadamente 72% dos discentes relataram boas e excelentes experiências com as metodologias avaliativas aplicadas (defesas de projetos, estudos de caso, experimentos práticos). Portanto, foi verificado que a avaliação continuada do perfil do alunado, através dos formulários, foi capaz de transmitir a evolução das habilidades dos mesmos, e que o desenvolvimento destas está fortemente relacionado a aplicação de metodologias de ensino não-tradicionais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência