ANÁLISE DA ATIVIDADE DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA

Autores

  • Ana Beatriz Dantas Moreira
  • Clarissa Juciarai Cézar da Silva Lima
  • Isaura Nelsivania Sombra Oliveira

Resumo

O projeto de iniciação à docência referente à Disciplina de Fundamentos de Estatística possibilita a complementação da experiência do(a) estudante monitor(a) na prática da docência durante sua graduação na universidade. A vivência ocorre por meio de ações como a tabulação das presenças nas aulas e nas atividades de monitoria, organização das notas das avaliações e dos trabalhos, e demais atividades onde ocorre o acompanhamento individual ou em grupo dos estudantes, além do estudo do conteúdo da ementa da disciplina e resolução de respectivos exercícios. O objetivo deste trabalho é analisar a execução da ação de assistência aos discentes em relação à presença, à motivação e dúvidas que os levaram a procurar este serviço. Por meio do acompanhamento aos alunos neste período de 2019, fazendo uso da observação, diálogo e tabulação de suas frequências, podemos observar que durante o semestre a porcentagem entre os alunos que compareceram à monitoria e os discentes matriculados na disciplina correspondeu a 27,9%. Em relação à motivação da procura pela monitoria, as dúvidas nos conteúdos correspondiam à variadas temáticas, tendo como base a dificuldade no desenvolvimento e interpretação das fórmulas e tabelas, bem como apresentação de sinais de ansiedade. Outro ponto relevante a se considerar durante os semestres seguintes está relacionado ao fato de que parte das dificuldades apresentadas durante 2019 estavam ligadas à questão de autoestima.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência