ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE SIMULAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS DE EMERGÊNCIA EM PNEUMOLOGIA

Autores

  • Lia de Freitas Araujo Alves
  • Elcineide Soares de Castro

Resumo

INTRODUÇÃO: É notável a importância do conhecimento do manejo inicial de situações de emergência por todos os médicos, visto a imediaticidade requerida nas condutas desses casos. Entretanto, percebe-se que durante a disciplina de Pneumologia e de Urgências na Faculdade de Medicina, são pouquíssimo abordados os temas de emergências em Pneumologia. OBJETIVO: Introduzir o manejo de casos de emergência por meio de um novo método de aprendizagem para a Monitoria em Pneumologia e analisar os seus impactos sobre o conhecimento dos alunos. METODOLOGIA: Foram preparados dois casos simulados, nos quais os alunos deveriam participar como a equipe médica de um Departamento de Emergência, realizando o atendimento dos casos. Os casos representavam pacientes com exacerbação de Asma e de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, condições extremamente frequentes na população brasileira. Para a análise da eficácia da monitoria, foram distribuídos questionários antes e depois da monitoria, contendo cinco questões objetivas e uma pergunta acerca da avaliação subjetiva do conhecimento, com pontos legendados de 0 a 10. Foram coletados 17 questionários, dos quais 15 foram analisados por estarem totalmente preenchidos. RESULTADOS: A média de acertos das 5 questões objetivas teve uma evolução de 2.133 (42,67%) no pré-teste para 4.067 (81,33%) no pós-teste. A análise subjetiva feita pelos alunos mostrou uma média de pontuação inicial de 3.933 (insatisfatório) e final de 5.533 (neutro). CONCLUSÃO: A análise de dados apresentada demonstra o positivo impacto na aprendizagem dos temas de emergência em Pneumologia após a simulação dos casos. Entretanto, a avaliação subjetiva, apesar de ter mostrado uma considerável evolução, teve um menor aumento em sua média quando comparada à objetiva. Isso representa a permanência do sentimento de insegurança ao lidar com o manejo desses casos. Dessa forma, é necessário que sejam continuados e aumentados os esforços quanto ao ensino integral desse tema.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência