ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO WHATSAPP NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM UM PROJETO DE MONITORIA SOBRE O PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO NA ATENÇÃO BÁSICA
Resumo
Introdução: O whatsapp é uma das mídias digitais mais utilizadas para comunicação, com linguagem própria e cheia de simbolismo, com emoticons e abreviações. Fala-se no seu uso para o ambiente educacional, quando alguns trabalhos acadêmicos demonstram a sua eficácia em sala de aula estimulando o aprendizado dos alunos. Objetivo: Analisar a influência do whatsapp no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem participantes de um projeto de monitoria. Metodologia: Desenho transversal quantitativo e qualitativo realizado com os estudantes de enfermagem de uma universidade pública federal do nordeste brasileiro em novembro de 2019. Resultados: 15 pessoas acreditam que “o whatsapp ajudou no planejamento das monitorias da disciplina”; 14 pessoas acreditam que “o whatsapp serviu para tirar dúvidas sobre atividades da monitoria”, enquanto 1 pessoa discorda. 5 pessoas avaliam como excelente “participar de um grupo de whatsapp dedicado às monitorias”, 9 avaliam como bom e 1 avalia como ruim. Os participantes manifestaram sua opinião e deram sugestões sobre o “whatsapp como ferramenta de comunicação entre a turma e os monitores”, sendo positiva, em geral, pelas falas : “ajuda a tirar dúvidas”, “há troca de informações, mesmo com poucas pessoas nas monitorias presenciais”, “ótimo”, “praticidade e rapidez”, “facilita a comunicação”, “excelente para estimular e ajudar os alunos”, “útil para pontuar assuntos sobre as aulas”, “poderia haver o agendamento para tirar dúvidas” e “permite combinar horários”. Ainda houve alguma insatisfação, pelas falas: “não há troca de conhecimento” e “às vezes, a resposta demora”. Conclusão: Conforme os estudantes de enfermagem, o whatsapp ajuda no planejamento das monitorias e serve para tirar dúvidas. Em geral, foi positiva a avaliação sobre participar de um grupo de whatsapp. Em geral, a comunicação entre alunos e monitores foi bem avaliada. Em algum momento ocorreu uma falha que possa ter gerado o desvio da boa comunicação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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