ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SOBRE DIFERENTES MODELOS DE MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA

Autores

  • Mateus Pinheiro dos Santos
  • Romulo Reboucas Lobo

Resumo

INTRODUÇÃO: A Semiologia Médica (estudo dos sinais e sintomas) é uma área de fundamental importância para uma boa formação e prática médica. Em todas as áreas da medicina, a aplicação dos conhecimentos semiológicos se faz necessário. Na disciplina de Semiologia Médica (4º semestre do curso), os alunos passam a ter maior contato com os pacientes, aprendendo os princípios básicos do exame físico e da abordagem das queixas dos pacientes, que serão aplicados e aprimorados durante todo o curso e vida profissional. Dessa forma, a monitoria de Semiologia Médica é uma forma de auxiliar tanto os alunos do 4º semestre quanto os monitores a formarem uma base sólida nessa área inerente a qualquer profissional médico, através da coleta de anamnese, realização do exame físico e diferentes abordagens de discussão clínica dos pacientes estudados. OBJETIVO: analisar de maneira quantitativa a percepção de aprendizagem dos alunos do 4º semestre de medicina sobre diferentes modelos de monitoria de semiologia médica nos anos de 2018 e 2019. METODOLOGIA: Foi aplicado questionário eletrônico aos alunos da disciplina de semiologia médica que fizeram parte do meu grupo de monitoria nos anos de 2018 e 2019. RESULTADOS: Os resultados ainda encontram-se sob análise e serão publicados futuramente na apresentação do trabalho nos Encontros Universitários 2019. No entanto, com este formulário, espera-se que a maioria dos alunos prefira o modelo de discussão dos casos após apresentação teórica prévia dos assuntos a serem abordado. CONCLUSÃO: Em função de os dados ainda estarem em processo de análise, ainda não foi possível obter uma conclusão acerca deste trabalho, mas espera-se concluir que os alunos obtenham uma maior retenção dos conteúdos com a discussão dos casos após uma abordagem teórica dos temas a serem discutidos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência