ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DAS MONITORIAS DE NEFROLOGIA NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO MÉDICA

Autores

  • Gabriel Gomes Lobo Barros
  • Lucas Lobo Mesquita
  • Renan Mourão Ribeiro
  • Lucas Fernandes Ferreira
  • Giovanna Karen Colares de Menezes
  • Elizabeth de Francesco Daher

Resumo

Introdução: A Monitoria de Nefrologia serve como complemento à estrutura curricular do módulo. As monitorias acontecem em paralelo ao andamento do módulo: divididos em grupos, os alunos são orientados pelos monitores durante a discussão de casos clínicos e têm a oportunidade de ter um contato direto com o paciente que está sendo estudado. Além disso, também ocorrem as monitorias teóricas, que servem como revisão dos conteúdos da disciplina. Objetivos: avaliar o nível de aprovação dos alunos da Monitoria de Nefrologia a respeito das monitorias práticas e discussões de conteúdos teóricos. Metodologia: Foram avaliadas as opiniões de 32 alunos da Monitoria de Nefrologia sobre as discussões de casos, as abordagens aos pacientes nos leitos de enfermarias e as revisões dos conteúdos ministrados em sala de aula, com esclarecimento de dúvidas. Resultados: um total de 32 alunos da Monitoria de Nefrologia responderam às seguintes questões: “De 0 a 5, que nota você daria para a contribuição das discussões de casos clínicos para a sua formação médica?”; a nota média ficou em 3,25. Outra questão perguntava “De 0 a 5, que nota você daria para a contribuição das revisões dos assuntos teóricos para a sua formação médica?”; a nota média ficou em 2,375. A última questão perguntava “De 0 a 5, que nota você daria para o seu aproveitamento na Monitoria de Nefrologia de uma maneira geral, tendo em vista o conhecimento que você adquiriu nas atividades desenvolvidas?”; a nota média ficou em 2,875. Conclusão: Diante do exposto, pode-se perceber alguns pontos de potencial melhora da Monitoria, visando um melhor aproveitamento de seu potencial para os alunos. Viu-se que a revisão dos conteúdos teóricos durante as Monitorias não se configura como um ponto de proveito para os estudantes; além disso, percebe-se que há uma necessidade de se ampliar a variedade de casos vistos, meta que pode ser alcançada a partir do vínculo com outros hospitais terciários.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência