ANALISE DESCRITIVA DAS AVALIAÇÕES DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA UTILIZANDO TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES

Autores

  • Edson Felipe Ribeiro de Oliveira
  • Jose Roberto Silva dos Santos

Resumo

Introdução à Estatística é uma disciplina ofertada pelo Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA) a diversos centros e faculdades da Universidade Federal do Ceará (UFC), incluindo os cursos do Centro de Ciências. É obrigatória para cursos como Licenciatura em Matemática e Química, e é normalmente ofertada para alunos em início de curso, tendo como característica, suas turmas bastante numerosas. A avaliação do desempenho dos estudantes, dessa ou de qualquer outra disciplina, está relacionada com a qualidade dos itens aplicados nas provas, porém, para a Introdução à Estatística existe um desafio didático com a elaboração de testes com questões de múltipla escolha para serem usados nas avaliações progressivas, por ser um formato pouco usual nesta disciplina. O estudo tem como objetivo realizar uma análise descritiva por meio da Teoria Clássica dos Testes (TCT) das provas aplicadas nos cursos de Introdução à Estatística. Neste trabalho, avaliaremos um instrumento de medida, no caso, as provas que foram aplicadas a uma turma da disciplina Introdução à Estatística no ano de 2019. As respostas dos alunos serão utilizadas como base para avaliação por meio da TCT, utilizando as propriedades psicométricas das questões aplicadas, sendo elas o índice de discriminação e nível de dificuldade do item. É importante avaliar a qualidade das questões aplicadas nos testes, já que essa avaliação poderá servir de auxílio para a elaboração de novos itens e novas provas, com isso esperamos que o presente estudo nos forneça um diagnóstico detalhado a respeito da qualidade dos itens.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência