ANÁLISE DO IMPACTO DA MONITORIA DE BIOQUÍMICA MÉDICA SOBRE O APRENDIZADO DOS ALUNOS

Autores

  • Matheus Gama Nogueira
  • Lucas Castro de Oliveira
  • Caio Manuel Caetano Adamian
  • Nylane Maria Nunes de Alencar
  • Raquel Carvalho Montenegro

Resumo

Introdução: A monitoria de Bioquímica Médica desenvolvida para os alunos da Faculdade de Medicina é uma ferramenta adicional na busca da consolidação do conteúdo pelos alunos, utilizando-se da resolução de dúvidas, da discussão de casos clínicos e da conversa entre alunos e monitores a fim de garantir um bom nível de conhecimento entre os alunos acerca do conteúdo do módulo. Objetivo: Analisar a repercussão da monitoria de Bioquímica sobre o nível de conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo ministrado em sala. Metodologia: Foram aplicados testes antes e depois da monitoria, contendo questões iguais sobre o conteúdo. Resultados: Tendo como base os testes, que tiveram uma adesão de 100% em relação aos alunos presentes na monitoria, notou-se um aumento considerável na porcentagem de acertos dos alunos. Em relação aos testes realizados antes da monitoria, a porcentagem de acertos foi de aproximadamente 60%, representados por uma média de 3 questões certas de um total de 5 questões. Já nos testes realizados após a monitoria, a porcentagem de acertos foi de aproximadamente 80%, representados por uma média de 4 questões certas de um total de 5 questões. Isso representa um aumento bruto de 20% na quantidade de acertos ou, ainda, um aumento relativo de aproximadamente 33% no número de acertos. Conclusão: Constata-se, assim, a importância das atividades realizadas durante a monitoria de Bioquímica, tendo em vista seu impacto no aumento da quantidade de acertos dos alunos, comprovando a eficácia da utilização da monitoria como importante ferramenta aliada à ministração tradicional de aulas pelos docentes do módulo, objetivando proporcionar aos alunos um aprendizado mais efetivo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência