ANÁLISE DO IMPACTO DAS MONITORIAS DE CÁLCULO VETORIAL EM 2019.1

Autores

  • Alexandre da Silva Melo
  • Alexandre Miranda Mont'alverne
  • Natalia Maria Cordeiro Barroso

Resumo

As atividades de monitoria para a disciplina de Cálculo Vetorial consistem em atendimentos aos alunos, com revisão de conteúdo, esclarecimentos de dúvidas e discussão da resolução das provas. Em todas as monitorias os alunos que compareciam assinavam uma folha de frequência a pedido do monitor, sem nenhuma influência de recompensa por participação. Objetiva-se então, avaliar o resultado nas notas dos alunos que tiveram frequência nas monitorias, para todas as três provas aplicadas no semestre 2019.1. A análise para este trabalho foi realizada da seguinte maneira: com os dados das notas dos alunos em cada prova e os dados da frequência dos alunos no ambiente de monitoria, foi montada uma planilha para cálculo da quantidade dos alunos que compareciam ou não às monitorias e suas respectivas notas e então foram divididos em três intervalos de notas considerados de interesse para este tipo de análise; notas no intervalo [7,10], [5,7[ e [0,5[. A partir da análise das notas nesses intervalos, foi possível visualizar que ao longo das provas, a porcentagem de alunos que iam às monitorias e que estavam com notas no intervalo [7,10] aumentava, enquanto que a porcentagem de notas dos frequentes nas monitorias, no intervalo [0,5[, diminuía a cada prova. Concluiu-se que as monitorias implicaram em um bom desempenho de seus participantes nas respectivas avaliações, o que trouxe bons resultados para a turma, e contribuiu para a consolidação do conhecimento dos estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência