ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE RECURSO AUDIOVISUAL NA DISCIPLINA DE MATERIAIS DENTÁRIOS

Autores

  • Raiza Ricarte Teixeira
  • Lívia Marinho Veras
  • Juliano Sartori Mendonça
  • Regina Gláucia Lucena Aguiar Ferreira
  • Vanara Florencio Passos

Resumo

As formas de ensino tradicionais, nas quais os professores apenas expõem os conteúdos pode ser considerada insuficiente. Nesse sentindo, surgem as ferramentas de educação ativas (FEA) nas quais os alunos realizam atividades que os façam participar como protagonistas na construção de seu conhecimento. A disciplina de Materiais Dentários se apresenta como uma das ferramentas preparatórias para a inserção clínica dos discentes. Seu principal objetivo é possibilitar a aproximação dos mesmos com os inúmeros materiais utilizados na clínica odontológica, e torná-los aptos para o reconhecimento e manipulação. Considerando a importância desse aprendizado, observou-se a necessidade de desenvolver métodos de ensino que otimizem a abordagem do conteúdo. Assim, o objetivo do presente trabalho foi verificar através de um questionário, o grau de satisfação dos alunos quanto ao desenvolvimento de recursos audiovisuais por parte dos alunos, com o intuito de apresentar os procedimentos laboratoriais, bem como a manipulação de tais materiais, visando o desenvolvimento de um futuro e-book. Para tal fim, foi direcionado um questionário, através da ferramenta google formulários, contendo questões objetivas relativas ao aproveitamento desse recurso. A partir das respostas observou-se que os alunos consideram a atividade uma FEA e todos concordaram que o recurso contribuiu para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, tendo sido os aspectos de entendimento de passos clínicos e manipulação os mais relevantes. No que se refere a essa prática em outras disciplinas, em média, metade da turma não teve esse contato. Desse modo, verificou-se que o uso do método possibilitou auxílio na aprendizagem e fixação do conteúdo, permitindo a consolidação dos conhecimentos, diminuindo as possibilidades de erros futuros.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência