ANÁLISE DO USO DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE ANTIDEPRESSIVOS NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA CLÍNICA
Resumo
Introdução:A utilização de atividade lúdica,durante a monitoria de Farmacologia Clínica,foi iniciativa do autor na condição ainda de aluno.A atividade lúdica,planejada e organizada com intenção de exercício pedagógico,articula aproximação e criação de vínculos positivos entre os sujeitos envolvidos,possibilitando ação interdisciplinar,na qual o aluno participa ativamente do aprendizado.Novas estratégicas metodológicas podem ser incorporadas às técnicas mais tradicionais,como aulas puramente expositivas.Assim, há maior motivação do aluno para assimilação do conteúdo. Objetivo:Avaliar grau de eficiência no ensino de antidepressivos,utilizando atividade lúdica,e nível de satisfação dos alunos com método. Metodologia:Antes da monitoria,os alunos receberam vídeo,feito pelo autor,explicando teoria,e lista de exercícios sobre o assunto.Durante monitoria,foram realizados um pré e pós-testes para verificar o quanto os estudantes aperfeiçoaram conhecimento com método.Atividade lúdica consistiu de adaptação do jogo campo minado,na qual foram feitas perguntas aos alunos para desativar as bombas.Os dados foram analisados por meio de questionário que avaliou quanto o aluno tinha se dedicado à atividade(houve divisão em dois grupos, G1: aqueles que assistiram ao vídeo e fizeram os exercícios e G2: apenas viram a mídia) e opinião sobre o que se fizera. Resultados:Participaram 11 alunos,sendo 8 homens.Por ser n pequeno,preferiu-se análise qualitativa.Em G1,estavam 4 pessoas;em G2,4;em nenhum,3.Dentre as mulheres, 66% estavam em G2, enquanto 25% dos homens enquadravam-se no grupo.Além desses recursos, 27% dos alunos estudaram pelo livro didático.Atividade lúdica foi aprovada por 91% dos participantes. Conclusão:Os resultados atestam o sucesso da metodologia usada,porém ressalta-se que,para atingir excelência do processo de ensino e aprendizagem,a vontade e a dedicação do aluno são os pilares mais importantes,independentemente da didática empregada,sendo esta apenas facilitadora.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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