ANÁLISE ESTATÍSTICA DO DESEMPENHO DE TURMAS ANUAIS DE CDI

Autores

  • Samuel Muniz Silva
  • Leonardo Melo Bezerra
  • Natália Maria Cordeiro Barroso
  • Alexandre de Miranda Mont Alverne

Resumo

Em diversos cursos de Engenharia no Brasil, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) é anual. Contudo, a exemplo da Universidade Federal do Ceará (UFC), existe o intuito de torná-la semestral, como era na década de 90, e mesmo antes. Apesar de ser baseada em conhecimentos considerados adquiridos e de o seu aprendizado ser determinante para o bom desempenho do estudante em disciplinas subsequentes, estatísticas indicam altos índices de reprovação e de evasão. Em busca de soluções, algumas Universidades brasileiras, como a UFC, tornaram essa disciplina anual em seus cursos de Engenharia esperando que, anualizando, o estudante conseguisse amadurecer os conceitos de cálculo ao longo de um ano e recuperar-se no segundo semestre, evitando, por vezes, a reprovação ou a evasão. Em torno dessa perspectiva, apresenta-se neste artigo uma análise estatística, por semestre, do desempenho de várias turmas anuais de CDI de alguns cursos de Engenharia da UFC no período de 2012 a 2019. Foi realizada uma análise estatística de vários dados de mais de 20 turmas de CDI utilizando a planilha eletrônica Microsoft Excel. Os dados analisados para cada turma em cada semestre foram: percentual de evasão; média e desvio padrão; percentual de alunos com média inferior a 4,0; percentual de alunos com média superior ou igual a 4,0 e inferior a 7,0 e percentual de alunos com média superior ou igual a 7,0. A verificação da existência de casos de estudantes com baixo desempenho no primeiro semestre, os quais continuam na disciplina até o final e conseguem aprovação foi realizada determinando-se o percentual de alunos com média inferior a 4,0 no primeiro semestre e com média superior ou igual a 5,0 no segundo semestre. Os resultados deste trabalho mostraram-se bastante interessantes e podem ser utilizados para auxiliar na escolha do regime anual ou semestral para a disciplina de CDI.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência