ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: COMO MENSURAR APRENDIZADO REDUZINDO ANSIEDADE DO ALUNO

Autores

  • Roberto Soares Pessoa Neto
  • Maria Gabriela Cardoso Lira
  • Francisco Edimar do Nascimento Júnior
  • Daianny Silva Fernandes
  • Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu

Resumo

A intervenção teve como objetivo ajustar a proposta da disciplina as demandas dos alunos e do semestre matriculados na disciplina obrigatória de Análise Experimental do Comportamento (AEC). A disciplina de AEC é uma das únicas oportunidades que os alunos de graduação em psicologia na Universidade Federal do Ceará tem de aprender sobre a utilização de uma metodologia experimental. Contudo, a disciplina necessitou ser replanejada para o ano de 2019, devido a proibição do uso de animais não-humanos para fins didáticos na graduação (Resolução Normativa CONCEA nº 38/2018). Assim houve a inclusão de um jogo eletrônico que permite a criação de ambientes virtuais sem conhecimentos prévios de programação. No primeiro semestre, a experiência de laboratório com ratos foi transportada para o ambiente virtual, sendo que os alunos foram tanto o sujeito experimental quanto os experimentadores. No decorrer das atividades os monitores e a professora responsável perceberam que o registro da frequência de comportamento pelos experimentadores era uma fonte de respondentes emocionais, já que, diferente do rato, o ambiente virtual proporciona uma maior quantidade de respostas. Além disso, eles deveriam entregar relatórios semanais que abarcassem tanto a experiência no laboratório quanto articular com a teoria vista em sala de aula. Assim, no segundo semestre, houve uma redução da quantidade de experimentos para que eles tivessem um maior período para a entrega dos relatórios, uma diminuição de critérios de avaliação (incluindo as normas de escrita) e uma alteração no papel dos alunos em relação ao jogo, passando a criadores das salas virtuais e não apenas jogadores. Desse modo, o resultado corroborou com a hipótese e assim mesmo com a diminuição de experimentos e critérios avaliados no relatório, o objetivo da disciplina foi atingindo e a partir de relatos dos alunos também foi possível observar uma diminuição de fatores ansiogênicos quando comparados com os semestres anteriores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência