ANÁLISE QUALITATIVA DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE ENCONTROS DE MONITORIA DE DISCIPLINA DO CURSO DE MEDICINA DURANTE O ANO LETIVO DE 2019

Autores

  • Isadora Rodrigues da Costa
  • Victória Cândido Ribeiro
  • João Joaquim Freitas do Amaral
  • Joao Joaquim Freitas do Amaral

Resumo

Introdução: O Programa de Iniciação à Docência insere o discente no processo ensino-aprendizagem e atua na ampliação da experiência do aluno na disciplina. Objetivos: Avaliar a aceitação da metodologia empregada e a percepção do impacto que a monitoria teve no aprendizado dos alunos no módulo “Saúde do Recém-Nascido”, do curso de Medicina, no ano de 2019. Metodologia: Foram realizados quatro encontros presenciais entre monitoras e alunos por semestre no Campus, no intervalo do almoço. A cada encontro, realizou-se pré-teste, exposição de conteúdo segundo ementa da disciplina e pós-teste. Ao final, empregou-se questionário objetivo virtual sobre participação e rendimento dos alunos nos encontros, com espaço para sugestão de melhoria. Resultado: 61 alunos participaram do estudo: 36,1% cursaram a disciplina no semestre 2019.1 e 63,9% no semestre 2019.2. 50,8% participaram de quatro encontros; 29,5% de três; 18% de dois; e 1,6% de nenhum encontro. 49,2% responderam que a metodologia adotada tornou os encontros muito proveitosos; 44,3% que os tornou razoavelmente proveitosos; e 6,6% que os tornou pouco proveitosos. Em média, 40,2% responderam que os encontros foram muito proveitosos quanto ao aprendizado comparando as respostas dadas nos pré-testes e pós-testes; 42,2% razoavelmente proveitosos; 4,95% pouco proveitosos; e 12,7% não foram a algum encontro. Ademais, foi citada limitação física dos espaços e tempo disponível para os encontros, além de agendamento em horário fora da carga-horária regular. Conclusão: Mais da metade dos participantes aderiu a todos os encontros. Além disso, a metodologia empregada foi aprovada por grande parte com um rendimento muito proveitoso/razoavelmente proveitoso. Quanto às sugestões de melhoria, é válido considerar investir em estrutura física, já que ela impacta o rendimento dos alunos. Ademais, cabe avaliar a inclusão dos encontros na carga-horária regular e investir em outros meios de realização da monitoria, como encontros online.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência