ANÁLISE QUANTITATIVA DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DAS PSICOLOGIAS III (COMPORTAMENTALISMO)

Autores

  • Marli Braga Cruz
  • João Aristides Tomaz de Almeida
  • Antonio Maia Olsen do Vale

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido como uma das atividades do projeto de monitoria da disciplina de Epistemologia e História das Psicologias III (Comportamentalismo), uma das disciplinas obrigatórias do quinto semestre do curso de psicologia, e que abarca conteúdos referentes a uma importante abordagem psicológica, a Análise do Comportamento. O objetivo foi analisar quantitativamente as estratégias de ensino usadas durante o semestre letivo de 2019.2, tanto em sala de aula, quanto em monitorias realizadas no contra turno, a fim de estabelecer métodos mais efetivos quanto ao estabelecimento de conhecimento em Análise do Comportamento. Para tanto, aplicou-se um pré-teste no primeiro dia de aula com os alunos, formado por vinte assertivas referentes ao conteúdo que seria trabalhado ao longo da disciplina e que deviam ser classificadas entre V (verdadeiro) ou F (falso), e um pós-teste ao final do módulo, contendo as mesmas questões, mas em uma ordem diferente. Os dados colhidos foram analisados por meio de um software livre (PSPP); aplicou-se tanto um teste T de student pareado quanto um teste T de student individual nos casos apropriados. Os resultados mostraram que houve um aumento significativo nos escores dos alunos antes e depois da disciplina, comparando pré e pós teste (p < 0,05). Apesar de não significativo estatisticamente, houve uma diferença entre os escores dos alunos que foram e dos que não foram às monitorias (p ≥ 0,05); a falta de significância estatística pode ser explicada pela pequena amostra, pois apenas 2,46 % dos alunos compareceram a pelo menos uma monitoria. Investigações futuras são necessárias para avaliar e propor estratégias de sensibilização com os estudantes, para que se impliquem cada vez mais nesse programa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência