ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA ACERCA DO IMPACTO DA METODOLOGIA DOS GRUPOS DIRIGIDOS NA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA BÁSICA PARA MEDICINA E FISIOTERAPIA

Autores

  • Andreza Ribeiro Pinho
  • Andeson Abner de Souza Leite
  • Alessandro Maia Bandeira
  • Marina Mara Sousa de Oliveira
  • Roberto Cesar Pereira Lima Junior

Resumo

A partir da compreensão de que a metodologia ativa de aprendizagem vem sendo estimulada, pensou-se em expandi-la para a fisioterapia.Tal método consiste em uma interação monitor-aluno, em que é requisitado um domínio prévio do conteúdo, a fim de solidificar o conhecimento adquirido outrora em sala de aula, via resolução de questões. OBJETIVO:Comparar o impacto da metodologia para a fixação e aprendizado dos alunos no curso de medicina e fisioterapia matriculados em Farmacologia Básica no período 2019.1.METODOLOGIA:Foram estabelecidos 9 tópicos, os quais abordavam temáticas acerca da importância do monitor para atividade proposta e do impacto da metodologia no aprendizado, na resolução de dúvidas, no interesse do aluno pelos conhecimentos propostos pela disciplina.O objetivo é que o estudante pudesse expor sua opinião, usando a escala de Likert em formato 1 a 5, sendo 5 “concordo fortemente” com o que estava escrito e 1 “discordo fortemente”.Além disso, o aluno poderia pontuar o que foi mais importante e o que precisaria de ajustes. RESULTADOS: 77 alunos participaram da avaliação, e todos os alunos afirmaram “concordar fortemente” ou “concordar” que a atividade foi importante para o aprendizado. Nenhum dos alunos “discordam” ou “discordam fortemente” que a metodologia deveria ser ampliada para outras disciplinas. Na análise qualitativa, ambos os alunos afirmaram que a atividade instiga a autonomia do aluno e estimula o estudo do conteúdo com antecedência,foi pontuado também a interação monitor e aluno como aspecto importante para concretização da atividade. No que tange às melhorias, os alunos da fisioterapia uma abordagem mais lúdica do conhecimento, diferente da medicina, que nenhum aluno destacou esse aspecto. CONCLUSÃO: Destaca-se a importância da metodologia para o direcionamento e estímulo do estudante no que se refere ao assunto proposto e o contato aluno-monitor no processo de ensino-aprendizado, sob ajustes necessários devido a contextos e cursos diferentes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência