ANÁLISE SOBRE O CONHECIMENTO PRÉVIO DE ALUNOS RECÉM-INGRESSOS NO CURSO DE MEDICINA ACERCA DA SÍNDROME METABÓLICA
Resumo
INTRODUÇÃO A síndrome metabólica (SM) é uma entidade que associa doenças de cunho cardiovascular e metabólico, como a hipertensão arterial sistêmica, a dislipidemia, a diabetes mellitus tipo II e a deposição central de gordura corporal tendo como fatores comuns associados a resistência à insulina e a hiperinsulinemia. Portanto, é de suma importância a realização de estudos na área. OBJETIVO Este trabalho buscou analisar o saber prévio dos alunos do 1º semestre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará sobre a SM, além de ensiná-los sobre os diversos aspectos desse transtorno. Com isso, foi possível amostrar o saber comum antes e depois da monitoria em conjunto com a Liga de Endocrinologia e Metabologia e prepará-los inicialmente para a abordagem da SM no seu futuro profissional. METODOLOGIA Foi preparado um teste com 3 perguntas sobre a SM. Os alunos realizaram o pré-teste e pós-teste. No pós-teste, foi solicitado que os alunos avaliassem a monitoria numa nota de 0 a 10. RESULTADOS Neste trabalho, 49 alunos responderam aos testes. No pré-teste, 10 alunos (20,4%) afirmaram saber o que é a SM; 13 alunos (26,5%) afirmaram que a hiperinsulinemia é a disfunção endócrina mais associada à SM e 5 alunos (10,2%) citaram corretamente ao menos uma doença ligada à SM. No pós-teste, 42 alunos (85,7%) afirmaram saber o que é a SM, 41 alunos (83,6%) afirmaram que a hiperinsulinemia é a disfunção endócrina mais associada à SM e 39 alunos (79,5%) citaram corretamente ao menos uma doença ligada à SM. A média ponderada das avaliações feitas pelos alunos sobre a monitoria foi 9,2. CONCLUSÕES Conclui-se que, apesar de poucos estudantes recém-ingressos saberem o que é a SM e sua importância nos dias atuais, alguns ainda conseguem associá-la à hiperinsulinemia. Além disso, a monitoria mostrou-se efetiva na construção do conhecimento dos alunos sobre essa patologia. Por fim, é importante que a divulgação e conscientização sobre a SM seja mais eficaz e abrangente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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