APLICAÇÃO DA ARTE NA DISCIPLINA DE EPIDEMIOLOGIA ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Tamires Aparecida Cavalcante Rodrigues
  • Antônio Lucas Delerino
  • Mauricélia da Silveira Lima
  • Nayla Rochele Nogueira de Andrade
  • Anderson Fuente Ferreira
  • Alberto Novaes Ramos Junior

Resumo

O ensino de Epidemiologia por meio de métodos ativos e alternativos insere-se como ação estratégica para abordar assuntos complexos de forma dinâmica e próxima à realidade dos estudantes. Uma dessas maneiras é o uso da arte, que possibilita a inserção de temáticas da disciplina pela abertura de espaço a manifestações artísticas que traduzam diferentes questões epidemiológicas. Objetiva-se analisar a importância da estratégia do uso de arte no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de “Epidemiologia Especial”. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem descritiva sobre atividade realizada com estudantes de enfermagem matriculados na disciplina “Epidemiologia Especial” durante o semestre 2019.2, ofertada pelo Departamento de Saúde Comunitária, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi realizada após consentimento, por meio de formulário eletrônico específico, respondido por 27 discentes (de 38, correspondendo a 71%). Observou-se que o uso de arte na disciplina colaborou para a fixação do conteúdo para 89% (24) dos respondentes, que também referiram que a atividade ajudou a compreender a epidemiologia no espectro temporal, contextualizando passado e presente. 85% (23) dos alunos respondentes afirmaram que a estratégia ajudou a desenvolver um pensamento crítico-reflexivo em temas desenvolvidos durante a disciplina. Em relação à importância atribuída pelos entrevistados ao método utilizado, 81% (22) afirmou a sua importância. Conclui-se que o uso de metodologias ativas demonstrou ser estratégico no contexto analisado. A abertura de espaço a manifestações artísticas no âmbito da epidemiologia, não só contribuíram para a compreensão e fixação de conteúdos, como também estimularam o pensamento crítico. Ademais, demonstraram que os temas relacionados à saúde, em uma perspectiva quantitativa, podem ser trabalhados de múltiplas formas, contribuindo para o desenvolvimento do olhar mais ampliado do futuro profissional da saúde.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência