APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA APREDIZAGEM COOPERATIVA NO ÂMBITO DA MONITORIA DE MECÂNICA DOS MATERIAIS
Resumo
A aprendizagem por meio da monitoria é entendida como um processo no qual um estudante, de capacidade comprovada e já tendo cursado com sucesso a disciplina na qual atua, auxilia outros estudantes na aquisição ou consolidação de conhecimentos, sob a supervisão de um professor-orientador. Na atividade de monitoria é comum que o monitor exerça uma posição ativa, na qual entende-se que ele é o portador do conhecimento que deve ser repassado aos alunos aprendizes, sendo, portanto, um reflexo da sala de aula, quando nesta é aplicado o método clássico de ensino. Como consequência tem-se um ambiente que propicia o isolamento do aprendiz em uma postura passiva e desestimulante, e o estudante tende a não conseguir bons resultados apenas com esse método. Essa passividade é fortalecida pelo fato de o monitor, no geral, apenas se ater a resolver exercícios e/ou ajudar o professor com o conteúdo programático de determinada disciplina, fazendo, assim, com que o estudante não seja instigado a ter uma postura ativa. A partir do exposto, foi analisada a aprendizagem cooperativa no âmbito da monitoria de mecânica dos materiais, com o fito de verificar a sua eficiência na melhora do rendimento acadêmico e propiciar o sentimento de engajamento ao curso. O isolamento, que se busca eliminar, é mais perceptível nas turmas de mecânica dos materiais, dado que essa disciplina é ofertada no 3º semestre do curso e muitos estudantes ainda não se sentem muito familiarizados com o ambiente acadêmico. Em virtude dos fatores acima supracitados, aplicou-se o método da aprendizagem cooperativa através de seus pilares e técnicas e ao final do semestre letivo avaliou-se a resposta dos alunos com relação a dois aspectos: quantitativo e qualitativo. Evidenciou-se a necessidade de uma análise estatística para cada tipo de variável. Espera-se obter como resultado a comprovação que a aplicação da aprendizagem cooperativa gera a melhora no rendimento acadêmico e uma menor evasão dessa disciplina e do curso.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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