APLICAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM FISIOLOGIA HUMANA AOS ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA.

Autores

  • Francisco Caio Cesar Ferreira Lima
  • Camila Ferreira Roncari
  • Richard Boarato David

Resumo

Na prática odontológica, corriqueiramente é possível deparar-se com situações que demandam o conhecimento de alguns processos fisiológicos. Exemplos disso são as interpretações de exames complementares, bem como suas indicações, e a abordagem de pacientes acometidos por algum agravo sistêmico cujas alterações afetam em diferentes graus alguns procedimentos odontológicos. E a relação, cada vez maior segundo a literatura, entre as saúdes oral e sistêmica só reforça a importância de se construir um conhecimento sólido acerca de fisiologia para o graduando em Odontologia. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é avaliar o nível de aprendizado dos estudantes do curso de odontologia do segundo semestre da Universidade Federal do Ceará sobre temas de fisiologia fundamentais na futura prática clínica, tais como Sistema Respiratório, Função Hepática e Hemostasia. Essa avaliação foi feita através de um questionário composto por casos clínicos que abordam situações em que o conhecimento em fisiologia pode nortear a conduta clínica mais adequada. Os 4 (quatro) casos exigiam respostas subjetivas acerca do entendimento de alguns mecanismos fisiológicos, a saber: Transporte de gases e suas repercussões sobre o ph sanguíneo, cascata da coagulação e transporte capilar. O questionário será aplicado e os resultados serão analisados quanto ao número de casos clínicos solucionados adequadamente. Neste sentido, a resolução correta de pelo menos 50% dos casos indicará um resultado REGULAR, ao passo que resoluções corretas em menos de 2 (dois) casos clínicos indicarão um resultado INSUFICIENTE em relação aos conhecimentos adquiridos na disciplina. Portanto, o presente estudo irá analisar se um percentual significativo da turma irá alcançar um resultado regular na resolução do questionário.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência