APLICAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA O APRENDIZADO EM CLIMATOLOGIA

Autores

  • Maria Helena Rocha Fonseca
  • Evila Ferreira Virgínio
  • Antonio Geraldo Ferreira

Resumo

As novas metodologias ativas de aprendizagem têm ganhado espaço no meio escolar como forma de aperfeiçoar o ensino, seja qual for a matéria abordada. Por funcionarem com uma lógica diferente do aprendizado tradicional, o aprendizado torna-se mais fácil e mais dinâmico para o aluno que está tendo o primeiro contato com um conteúdo novo. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo trazer esse sistema para o meio acadêmico por meio da aplicação de um jogo de perguntas e respostas em grupo, onde cada membro terá a possibilidade de responder duas perguntas e acumular pontos para a equipe, sendo bonificado com base em seus acertos ao final das rodadas. O método será aplicado com as turmas de Meteorologia e Climatologia , e Climatologia e Mudanças Globais dos cursos de Oceanografia e Ciências Ambientais, respectivamente, durante o período letivo de 2020.1 e 2020.2. A estrutura do jogo consiste em: 1) formar grupos de 5 pessoas antecipadamente e subdividí-las entre si pelas letras A, B, C, D e E; 2) Elaborar perguntas divididas em 5 temas de forma que cada grupo responda aos 5 temas na rodada, sorteados randomicamente por um programa de computador; 3) Aplicar as perguntas primeiramente para os alunos do subgrupo A, depois para o subgrupo B e, assim, sucessivamente. Ao final, cada grupo deverá responder um total de 10 questões. 4) Com base na pontuação adquirida pela equipe, estabelecer um sistema de bonificação na disciplina a fim de incentivar o aprimoramento do conhecimento individual em prol do trabalho em equipe. Por fim, será avaliado os resultados da dinâmica e o aprendizado dos alunos com a mesma por meio de um questionário simples de opiniões.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência