APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NA AULA DE VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS PARA A DISCIPLINA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS

Autores

  • Luciana da Silva Maciel
  • Cristiani Lopes Capistrano Goncalves de Oliveira

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma proposta pedagógica que consiste no ensino centrado no estudante e baseado na solução de problemas, reais ou simulados. Os alunos, para solucionar esse problema, recorrem aos conhecimentos prévios, discutem, estudam, adquirem e integram os novos conhecimentos. O objetivo deste trabalho foi aplicar a aprendizagem baseada em problemas na aula de validação de métodos analíticos. Dessa forma foi estruturada a aula de validação de métodos analíticos com base nos conceitos da metodologia da aprendizagem baseada na problematização e foi avaliada a satisfação dos alunos em relação ao uso da metodologia ativa proposta. Esta aula foi aplicada no 1º e 2º semestre de 2019. A turma foi dividida em equipes e para cada equipe foi fornecido o material de estudo e artigos científicos contendo situações problemas servindo de base para a problematização. O grupo precisava verificar o artigo frente a RDC no 166 de 24 de Julho de 2017, que dispõe sobre a validação de métodos analíticos e dá outras providências, da ANVISA. Durante a aula, cada grupo deveria falar sobre um parâmetro estudado dividindo com a turma seus conhecimentos. Após essa discussão, as equipes apresentaram suas conclusões. Depois foi aplicado um questionário de satisfação. A análise dos dados foi realizada no programa Microsolft Office Excel 2003. Observa-se a satisfação dos alunos em relação a metodologia ativa, pois conduz o aluno a consolidar a aprendizagem, tornando-os protagonistas durante esse processo, permitido que ele realize uma reflexão profunda do seu papel enquanto estudante na aquisição do conhecimento técnico científico que embasará as decisões e condutas enquanto futuros profissionais de saúde.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência