APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NA MONITORIA DO MÓDULO DE CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Amanda da Silva Braga
  • Eduardo de Azevedo Greominiano
  • Lidiane Andrea Oliveira Lima

Resumo

Introdução: A monitoria acadêmica funciona como apoio pedagógico aos estudantes de graduação, sendo espaço para consolidar e integrar conhecimentos teóricos e práticos, esclarecer dúvidas, revisar conteúdos, estimular o raciocínio clínico. Isso a faz um ambiente ideal para a utilização de metodologias ativas, visto que estas elegem o aluno como o centro do processo de aprendizagem, incentivando autonomia, capacidade reflexiva e problematização da realidade. Objetivo: relatar experiência do uso de Aprendizagem baseada em problemas (APB) como estratégia de ensino durante a monitoria do Módulo de Clínica Fisioterapêutica em Neurologia e Psiquiatria. Metodologia: escolheu-se o método ABP, que foi utilizada para revisar os conteúdos principais da avaliação teórica. Um caso problema foi apresentado e, após período de reflexão individual. Os alunos tiveram 5 minutos para reflexão individual e depois deveriam discutir de forma coletiva em busca de soluções adequadas para o problema. Resultados: No total, 15 alunos participaram da atividade. Percebeu-se dificuldade inicial para organizar as ideias e as diversas percepções que surgiram. Com auxílio dos monitores, a turma criou aos poucos linha de raciocínio coerente, integrando os conhecimentos mais facilmente. Foi incentivado que os estudantes buscassem sanar as dúvidas dos colegas e os monitores interviram quando houve impasse e dúvidas coletivas. Com o decorrer da atividade eles ganharam maior segurança e clareza de raciocínio. A turma mostrou-se favorável a metodologia, relatando ter sido momento produtivo para consolidar o conteúdo e desfragmentar o conhecimento. Conclusão: A ABP mostrou ser um método viável e adequado para dar suporte aos alunos, visto que abordar os conteúdos individualmente apresenta diversas dificuldades. A ABP incentivou a reflexão e integração de saberes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência