APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS DISCIPLINAS DE CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E TECNOLOGIA DO PESCADO E DERIVADOS

Autores

  • Bianca Matos Furtado
  • Ana Paula Colares de Andrade

Resumo

Com o passar dos anos, e com o advento de novas abordagens em relação ao ensino superior, ficou evidente que, a fim de aprofundar a compreensão dos temas explanados em aula, é imprescindível que o aluno seja parte intrínseca e partícipe ativo e voluntário no processo de aprendizagem. Efetivamente apresentando a capacidade de assimilar, analisar e ponderar a respeito do conteúdo aplicado em sala de aula, desenvolvendo competências e instigando a correlação a outras disciplinas e a situações cotidianas. Neste cenário, a implementação das metodologias ativas de ensino adquire cada vez mais notoriedade, auxiliando e estimulando o interesse estudantil. Considerando a relevância da implementação dessas metodologias de ensino, incorporadas adequadamente a técnica pedagógica, como uma abordagem eficaz para a complementação do conteúdo, algumas de suas técnicas foram implementadas para 25 alunos das turmas de 2019 das disciplinas de Classificação e Processamento de Produtos de Origem Animal (AJ0032) do curso de graduação em Zootecnia e Tecnologia de Pescado e Derivados (AJ0071) do curso de graduação em Engenharia de Alimentos. Os alunos foram introduzidos a aulas práticas, discussões de artigos, jogos, dentre outras dinâmicas lúdico-pedagógicas, visando o exercício da criatividade, discussão de perspectivas e compreensão do conteúdo. Ao final dos semestres foi aplicado aos discentes um questionário com 8 perguntas, as quais objetivavam, verificar a eficácia da aplicação das metodologias ativas de ensino para o aprendizado da disciplina. Neste questionário 76% dos alunos afirmaram que as metodologias ativas utilizadas melhoraram a compreensão, 60% concordaram a implementação estimulou o pensamento crítico e 64% que seriam favoráveis sua utilização com maior frequência. Desta forma, concluiu-se que agregar metodologias ativas de ensino ao conteúdo teórico abordado em sala pode ser ferramenta para melhorar o aprendizado e favorecer a integração do aluno com o tema explorado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência