APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ONLINE DINÂMICOS (QUIZ) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE TOPOGRAFIA

Autores

  • Karina de Lima
  • Maria Elisabeth Pinheiro Moreira

Resumo

Este projeto de Iniciação à Docência tem como principal objetivo desenvolver estudos, pesquisas e experimentações de metodologias ativas no processo de aprendizagem aplicada aos alunos da disciplina de Topografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esta pesquisa utilizou a aplicação de questionários online dinâmicos (quiz) com fito de propor melhoria no desempenho escolar dos alunos, possibilitando uma aprendizagem mais interativa. Esta aplicação teve como finalidade incentivar o raciocínio lógico dos alunos que estavam cursando a disciplina de Topografia, e também dos estagiários do Laboratório de Geomática Aplicada (LAG). Nos testes realizados foram apresentadas questões relativas à aprendizagem e observadas as principais vantagens e desvantagens do processo de ensino da disciplina de Topografia. Os resultados analisados, de forma quantitativa comparativa, informaram que os alunos sem o auxílio do quiz tiveram desempenho inferior, enquanto que aqueles que tiveram aplicação do quiz mostraram uma maior interação entre os colegas e o professor, aumentando a eficiência do ensino. Também, foram analisadas as notas das avaliações dos alunos da disciplina de Topografia no semestre 2019.1 sem o aplicativo quiz, com as notas do semestre 2019.2 com aplicativo quiz, constando melhores resultados quando os alunos foram submetidos a esta ferramenta de Metodologia Ativa (quiz) para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Topografia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência