APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Na atualidade, as novas tecnologias são vistas como mais uma ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, contribuindo na formação de uma nova geração de estudantes que cada vez mais busca o conhecimento aliado a metodologias diferenciadas, como a simulação realística. Essa é uma ferramenta de treinamento inovadora que por meio de cenários clínicos, replica experiências da vida real e favorece um ambiente participativo, permitindo experiência prática, ambiente seguro e seguida de reflexão guiada. Objetivou-se descrever a atividade de simulação realística realizada com acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir de prática simulada semestral, na disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde Sexual e Reprodutiva. A atividade ocorre antes do início da parte prática da disciplina. Foi dividida em quatro cenários: assistência ao parto e nascimento, pré-natal, ginecologia e puerpério. O aluno dispende em cada cenário até 10 minutos, e é avaliado com base em um check-list de posse do professor. O cenário contém atores, roteiro com a situação e o direcionamento da atitude a ser tomada. O aluno dispõe de sete 7 minutos para a execução e nos três minutos finais o professor dá um feedback sobre o esperado e procede às correções. Observou-se que antes da simulação, os alunos ficavam muito preocupados com as situações de cada cenário, pois eles não sabiam que tipo de casos poderiam ocorrer. Durante cada situação, alguns alunos sabiam conduzir bem e outros não sabiam o que fazer exatamente. Percebe-se que esse momento é muito importante e de muito crescimento, pois os erros ainda existentes nas condutas poderiam ser corrigidos antes de iniciarem os estágios. Conclui-se que atividades como essa colaboram ainda mais na formação de profissionais qualificados, seguros e que ofereçam cuidados adequados e humanizados nas situações mais diversas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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