APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA A MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Stephanie Alves Veloso
  • Fatima Miranda Nunes

Resumo

As metodologias de ensino são importantes para a melhoria do aprendizado e traçam diferentes estratégias para a abordagem do conhecimento. O presente trabalho teve como objetivo avaliar três tipos de metodologias aplicadas em uma turma de Química Orgânica II Aplicada à Farmácia. A primeira metodologia aplicada, o “Estudo Individual”, estimulou o aluno a realizar um estudo prévio sobre o conteúdo a ser abordado, a partir do envio antecipado de material de estudo e resolução de questões em sala antes da aula. A segunda metodologia, o “Estudo em Dupla sem Consulta”, teve como finalidade o compartilhamento dos conhecimentos entre os alunos, quando foi proposto que resolvessem novamente as questões de uma avaliação parcial com o auxílio de outro colega. Na terceira metodologia, o “Estudo em Dupla com Consulta”, foi usado para avaliar como os alunos lidam com o material de estudo para resolver problemas com diferentes assuntos abordados ao longo da disciplina. Posteriormente foi aplicado um questionário aos participantes para avaliação das metodologias. Sobre o Estudo Individual: 94% dos alunos conseguiram absorver algo do texto selecionado; 72% não acharam difícil a abordagem do tema sem a explicação prévia do professor e 89% consideraram que essa metodologia poderia ser aplicada mais vezes na disciplina. Sobre o Estudo em Dupla sem Consulta: 94% dos alunos acharam interessante ter a oportunidade de resolver a avaliação novamente; 89% acharam interessante a ajuda de um colega nas resoluções das questões e 94% consideram que esse tipo de metodologia poderia ser aplicado mais vezes na disciplina. Sobre o Estudo em Dupla com Consulta: 50% acharam que a livre consulta ao material pode atrapalhar na avaliação do desempenho; 56% avaliaram que o estudo em dupla é mais proveitoso que o estudo com consulta. Em uma avaliação geral, 39% dos estudantes preferiram a metodologia de Estudo Individual.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência