APOSTILA DIDÁTICA PARA A DISCIPLINA AK0008 – LEVANTAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS COMO MATERIAL DE APOIO PARA ESTUDO

Autores

  • Monique Mourao Pinho
  • Carolina Souza de Castro
  • Raul Shiso Toma

Resumo

As apostilas são materiais de auxílio aos estudantes que auxiliar na aquisição de conhecimento, fixar conteúdo e também para guiá-los no desenvolvimento de atividades. Diante a necessidade de ter esse tipo de material, as estudantes de iniciação à docência da disciplina de Levantamento e classificação de solos do Departamento de Ciências do Solo, realizaram a atividade de criação e a implementação de uma apostila didática voltada aos alunos da disciplina, com o objetivo de auxiliá-los no aprendizado e no desenvolvimento das atividades realizadas durante todo o semestre. A apostila veio como material de estudo do conteúdo abordado em sala de aula, assim facilitando a compreensão da disciplina, e a realização dos relatórios propostos pelo professor durante as aulas práticas, para que os alunos tenham uma fonte alternativa de pesquisa e assim sanar suas dúvidas. Esta foi criada tendo como referência o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) e materiais de aula do professor, ela foi ofertada aos alunos no modelo de PDF com os principais temas, como: Atributos diagnósticos, Horizontes superficiais, Horizonte subsuperficial, Classificação de solos e levantamento de solos. Durante a terceira avaliação parcial da disciplina, foi realizado uma avaliação da apostila por meio de um questionário buscando informações para melhoria deste material. Os resultados obtidos após a avaliação foram: que 89% dos alunos utilizaram a apostila durante o semestre, e destes 91% disseram que ajudou no aprendizado e também houve elogios e sugestões para a próxima edição. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que a apostila foi de grande valia, já que a maioria dos alunos fizeram uso da mesma e ficaram satisfeitos com relação ao auxílio no aprendizado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência