APRENDENDO GREGO COM HOMERO, PLATÃO E SÓFOCLES: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Resumo
Levando em conta o papel formador que o pensamento clássico, especificamente nas figuras de Homero, Platão e Sófocles, desempenha nas ciências humanas e sua influência fundando os conceitos básicos para os estudos de literatura e mesmo das humanidades como um todo, compreende-se que uma abordagem interdisciplinar de tais autores é de fundamental importância para que os estudantes tenham acesso às categorias de mimese, gêneros literários, dentre outras próprias da poética e da reflexão literária que são fundamentais na formação de leitores em humanidades. Assim este projeto, além de auxiliar, através de monitoria, os estudantes em disciplinas relativas à literatura, cultura e língua gregas também propõe a execução de atividades voltadas para a reflexão e estudos de textos canônicos da tradição literária clássica. Deste modo, propôs-se a elaboração e execução de um minicurso que apresentou as reflexões iniciais sobre as categorias poéticas relacionando-as com alguns textos fundamentais da literatura clássica. Utilizando uma metodologia interdisciplinar relacionando textos filosóficos, literários e teóricos, tal minicurso e as discussões posteriores partiram de Platão na República ao criticar os poetas, passando por Aristóteles na sua arte poética para refletir sobre os conceitos de mimese, tragédia, gênero literário etc; com carga horária total de 12 horas distribuídas em 3 encontros, o minicurso proposto proporcionou uma reflexão necessária para os estudantes de Letras das diversas habilitações da Universidade Federal do Ceará, além de discussão, através de um grupo de estudos que se estendeu durante todo o semestre. Assim, tais atividades situam-se no horizonte do PID, uma vez que possibilitam ao bolsista a reflexão e a experiência inicial da prática de ensino enquanto tal. Tal projeto só foi possível mediante o apoio da Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD-UFC) que fomenta o PID.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.