APRENDIZAGEM DA ANATOMIA HUMANA: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DURANTE TREINAMENTO EM DISSECAÇÃO

Autores

  • Amanda Carolina Trajano Fontenele
  • Sarah Girão Alves
  • Kevin Alisson Nascimento Gurgel
  • Álvaro Rolim Guimarães
  • Joice de Oliveira Amorim
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

Introdução: O ensino de Anatomia Humana na UFC é feito com aulas expositivas em cadáveres. Nesse contexto, a dissecação surge como método que possibilita maior autonomia e proatividade ao discente. Assim, um treinamento em dissecação foi idealizado, visando maior aproximação dos estudantes com essa técnica. Objetivo: Analisar a percepção de participantes de um treinamento em dissecação quanto ao uso do método para o estudo da Anatomia. Metodologia: 22 participantes responderam a um questionário online. Destes, 10 cursaram o 1º semestre e 12 o 2º semestre de Medicina em 2019.1, na UFC. Resultados: Para 22,7%, foi a primeira experiência com dissecação. Eles listaram como pontos negativos: ambiente desconfortável, incômodo pelo formol, má conservação dos cadáveres, demanda de tempo e de conhecimento anatômico prévio. Como positivos: autonomia de estudo e satisfação pessoal, melhor percepção das camadas anatômicas, maior cooperação e interação entre alunos e monitores e entre si. Em relação à influência na prática profissional, questionou-se sobre a segurança para realizar futuros procedimentos cirúrgicos, em relação ao conhecimento anatômico, classificando seu nível de 1 (nada seguro) a 5 (muito seguro). Quanto ao método tradicional, 40,9% classificaram em nível 1; 18,2% no 2; 31,8% no 3; 9,1% no 4 e 0% no 5. Em caso de dissecação prévia da área, 4,5% se classificaram no nível 1; 18,2% no 2; 31,8% no 3; 31,8% no 4 e 13,6% no 5. 86,4% consideraram o aprendizado mais efetivo em relação ao método tradicional. 45,5% dos participantes afirmaram que a experiência foi muito relevante para a sua formação, 45,5% relevante, 9,1% regular e 0% pouco/nada relevante. Conclusão: A maioria dos participantes do estudo considera a dissecação um método mais efetivo no aprendizado da Anatomia, além de se considerarem mais aptos à realização de procedimentos médicos futuros após estudo das regiões anatômicas por meio da dissecação, em comparação com o modelo tradicional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência