APRENDIZAGEM EM PERSPECTIVA, ESTUDOS A PARTIR DA ABORDAGEM DE METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
Resumo
A subversão de valores autoritários e ideais arcaicos é imprescindível para que se estabeleça uma rede dialógica, onde o motor de experimentação esteja em sugerir alguns alicerces para que cada indivíduo faça sua construção de conhecimento. Partindo da Prática como Pesquisa (CABRAL,2003), atento ao conjunto de características que definem as Metodologias Ativas (BERBEL,2011) e considerando a atuação como monitor do Programa de Iniciação à Docência – PID junto às disciplinas de Improvisação (2019.1) e Fund. da Arte na Educação (2019.2) do Curso de Teatro-Licenciatura, destacam-se práticas promissoras para o fomento de interesse, maior adesão às discussões e a promoção de estudos mais efetivos por quem colabore com as pesquisas no campo da Arte. Primeiramente, práticas que se deram por meio de dispositivos indutores de jogo levando em conta uma série de matérias contidas no espaço, possíveis cenários, textualidades variadas e que almejam uma textura outra para nosso compreender de linguagem, tanto artística quanto relacional. Em seguida, a proposição que remete à dialética socrática,que permanece até hoje como dispositivo comumente utilizado numa ampla gama de discussões, e consiste em um tipo peculiar de pedagogia na qual uma série de questões são feitas, não apenas para obter respostas específicas, mas para encorajar também uma compreensão clara do assunto sendo discutido. O trabalho busca avaliar dispositivos em evidência tanto em ambientes educacionais convencionais quanto em espaços alternativos, dada sua relevância enquanto recurso de apoio ao aprendizado que tem por necessidade uma insurgência inventiva. Em vista disso, é necessário traçar rotas de diálogo entre as discussões que permeiam as salas de aula mas que são paradoxais a todo conhecimento marginalmente produzido numa dimensão que recursos empíricos podem gerar produtos potentes,realizando um ataque à realidade do consenso e promovendo maior qualidade ao acesso e à construção de uma prática pedagógica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.