APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Isaac Mendes Donato
  • Mayara Maria Silva da Cruz Alencar
  • Rachel Gabriel Bastos Barbosa

Resumo

Introdução: Garantir uma boa formação de futuros enfermeiros é objetivo dos cursos de graduação em enfermagem. Deste modo, diferentes metodologias são utilizadas para que um processo ensino-aprendizagem efetivo seja estabelecido. Dentre tais, a aprendizagem significativa, que surgiu na década de 60, através da valorização de conhecimento prévio do aluno e um bom material, desenvolve a escolha do aprendizado significativo. Objetivos: Descrever a experiência do uso de questões de concursos na monitoria da disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar do Idoso. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das atividades de monitoria da disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar do Idoso da Universidade Federal do Ceará, nos meses de outubro a novembro de 2019, em Fortaleza – Ceará. As questões foram previamente selecionadas pelos monitores, afim de garantir a abordagem do conteúdo a ser revisado nas monitorias, e, posteriormente resolvidas junto aos alunos na monitora presencial. Resultados: As questões foram trabalhadas com os alunos, norteando o conteúdo a ser abordado na monitoria. Dúvidas surgiram e a partir delas, pode-se traçar o rumo do encontro. As questões que renderam mais dúvidas, consequentemente chamaram mais atenção dos alunos para a apresentação do respectivo conteúdo. Ao final, notou-se que os alunos mostram-se empolgados pois viram que o as questões continham conteúdos trabalhado em sala de aula, deixando-os esperançosos na expectativa de seus futuros concursos prestados. Conclusão: O uso das questões foi de bom proveito, pois além de um instrumento de aprendizagem, foi também um atrativo, chamando atenção dos alunos para a monitoria. O conteúdo a ser abordado, foi contemplado nas questões sem a necessidade de metodologias de aprendizado clássica e vertical, tornando o ambiente de ensino mais agradável para todos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência