APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: Garantir uma boa formação de futuros enfermeiros é objetivo dos cursos de graduação em enfermagem. Deste modo, diferentes metodologias são utilizadas para que um processo ensino-aprendizagem efetivo seja estabelecido. Dentre tais, a aprendizagem significativa, que surgiu na década de 60, através da valorização de conhecimento prévio do aluno e um bom material, desenvolve a escolha do aprendizado significativo. Objetivos: Descrever a experiência do uso de questões de concursos na monitoria da disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar do Idoso. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das atividades de monitoria da disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar do Idoso da Universidade Federal do Ceará, nos meses de outubro a novembro de 2019, em Fortaleza – Ceará. As questões foram previamente selecionadas pelos monitores, afim de garantir a abordagem do conteúdo a ser revisado nas monitorias, e, posteriormente resolvidas junto aos alunos na monitora presencial. Resultados: As questões foram trabalhadas com os alunos, norteando o conteúdo a ser abordado na monitoria. Dúvidas surgiram e a partir delas, pode-se traçar o rumo do encontro. As questões que renderam mais dúvidas, consequentemente chamaram mais atenção dos alunos para a apresentação do respectivo conteúdo. Ao final, notou-se que os alunos mostram-se empolgados pois viram que o as questões continham conteúdos trabalhado em sala de aula, deixando-os esperançosos na expectativa de seus futuros concursos prestados. Conclusão: O uso das questões foi de bom proveito, pois além de um instrumento de aprendizagem, foi também um atrativo, chamando atenção dos alunos para a monitoria. O conteúdo a ser abordado, foi contemplado nas questões sem a necessidade de metodologias de aprendizado clássica e vertical, tornando o ambiente de ensino mais agradável para todos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.