APRESENTAÇÃO DE CASO CLÍNICO DE PARASITOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
Resumo
Aliar teoria à prática é um dos principais desafios de cursos que exigem habilidades técnico-científicas, como os cursos da área da saúde. A análise de casos clínicos relacionados aos temas estudados fortalece o raciocínio clínico necessário para a execução de um cuidado eficaz. Este trabalho teve por objetivo apresentar a importância da estratégia de apresentação de casos clínicos para a melhora da aprendizagem na disciplina de Parasitologia. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre atividade realizada com a turma de Enfermagem da UFC em junho de 2019. A atividade foi realizada da seguinte forma: a turma foi dividida em grupos, cada um deles, sob a tutoria de um monitor, realizou a análise de um caso clínico sobre tema específico, previamente estudado. De acordo com a análise, foram elaboradas estratégias de apresentação que objetivaram despertar o interesse e facilitar o entendimento do restante da turma. O grupo com o tema Leishmaniose Visceral, sob minha tutoria, escolheu uma estratégia lúdica, elaboraram um jogo semelhante a um dominó, um lado de cada peça continha uma pergunta e o outro uma resposta, as peças foram distribuídas entre os grupos e, no decorrer do jogo, o assunto foi explicado e dúvidas foram esclarecidas. Para finalizar, foi realizada a leitura do caso clínico e sua relação com os pontos abordados na atividade.Questionário de avaliação realizado com os participantes do grupo, obteve os seguintes resultados: todos os alunos concordaram que a atividade contribuiu para aprimorar e fixar os conhecimentos acerca do tema, facilitou a compreensão e favoreceu o raciocínio teórico prático, também concordaram que o apoio oferecido pela monitora foi importante para o desempenho e aprendizagem. Conclui-se que a estratégia de análise de casos clínicos, aliada à apresentação destes, utilizando-se de instrumentos lúdicos, contribuiu para a facilitação da aprendizagem e fixação do conteúdo estudado.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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