APRIMORANDO O ENSINO DE AUTÔMATOS E LÓGICA MATEMÁTICA APLICADA À COMPUTAÇÃO

Autores

  • Gustavo Antonio Sousa Paz e Mota
  • Francicleber Martins Ferreira

Resumo

O projeto tem como objetivo fornecer aos alunos auxílio ao aprendizado de lógica através da atividade de monitoria. A metodologia se baseou em encontros regulares semanais com a turma em horários previamente escolhidos entre as sugestões mais votadas pelos alunos. Durante esses encontros, os alunos tiveram a oportunidade de expor suas dúvidas, rever o assuntos nos quais tiveram mais dificuldade, bem como receberam do monitor sugestões de ferramentas que ajudam a explorar certos tópicos que compunham o conteúdo. Os tópicos que causavam dúvidas, por exemplo, eram revisados e exercícios explorando esses tópicos eram feitos com a turma. Durante os encontros eram feitas consultas regulares aos alunos sobre várias questões que pudessem ajudar a aprimorar o próprio projeto. Baseados nas consultas, pudemos identificar tópicos e atividades em que os alunos tiveram maior dificuldade, como o teorema da completude, a dedução natural e lógica de primeira ordem. bem como tópicos que despertaram maior interesse por parte dos alunos, como os enigmas e sua formalização em lógica clássica, o estudo de valoração, o tableaux semântico e os algoritmos de forma normal conjuntiva e a resolução. Com base nas experiências acumuladas ao longo dos encontros, nós apresentaremos uma sugestão de tópico a ser abordado na disciplina, a saber, a introdução de aulas ao final da disciplina sobre lógica epistêmica com puzzles, explorando, dessa maneira as áreas de uso da lógica que poderiam despertar interesse e a curiosidade dos alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência